Aqueles que almejam ingressar na Polícia Militar em Minas Gerais já podem começar a preparação, pois a corporação já solicitou a realização de novo concurso para soldado ao governo estadual, que analisa a questão. Segundo o major Josan Mendes, da 1ª Seção do Estado Maior da PM-MG, o edital deve ser publicado em junho. "Como o nosso processo seletivo é demorado, temos que começar logo. Creio que o edital seja publicado dentro de um mês", afirmou.
Segundo o militar, a definição quanto a oferta de vagas depende ainda da perspectiva de orçamento da Polícia Militar para 2011. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), setor do governo responsável pela autorização de concursos, comunicou por meio de sua assessoria de imprensa, que não irá se pronunciar até a publicação do edital. No entanto, eles salientaram que os concursos que dependem do governo estadual, devem começar a sair a partir de junho.
O major Eucles Figueiredo, também da 1ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar, informou que o efetivo de policiais militares é, atualmente, menor do que o previsto por lei estadual. "O efetivo mínimo da Polícia Militar, fixado por lei, é de 51.669 servidores. Nosso efetivo atual é inferior a esse número. Por isso, precisamos realizar concurso", disse o militar.
Outro ponto que ainda está sendo definido é a escolaridade mínima que será cobrada no próximo concurso. Ano passado, a Lei Complementar 115/2010 alterou o Estatuto da Polícia Militar de Minas Gerais, elevando a escolaridade mínima de ingresso na corporação para o nível superior - antes era necessário ter nível médio. Como a corporação tem cinco anos para fazer essa transição, existe a possibilidade do próximo concurso ainda exigir o nível médio, embora o major Josan Mendes aponte que a cobrança será pelo nível superior. "A tendência é que seja para nível superior, mas é algo que ainda vamos definir", informou.
O último concurso realizado para a PM-MG possui uma turma em andamento, cuja formatura deve ocorrer em novembro. Os novos soldados vão atuar no interior do estado. As turmas voltadas para a atuação na capital, já foram encerradas.
Fonte: Folha dirigida
Acompanhem aqui todas as novidades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário